A dona de casa Carla Josiane Marsona da Silva, 24 anos, usa ônibus quase todos os dias. Normalmente, ela espera o transporte coletivo em uma parada na frente de casa. Há cerca de duas semanas, ela caminha mais, já que o ônibus não passa mais na Rua Manoel Souza Rocha, na Vila Conceição, onde ela mora. O problema? Buracos na rua.
_ O meu marido cansou de descer correndo e, mesmo assim, perder o ônibus. Tem professora ali da escola que acaba tendo de subir a pé também porque não consegue descer mais perto. Teve dias que tivemos de descer até a Vila Negrini para poder embarcar _ lamenta a dona de casa.
Mas o que deixa os moradores da região preocupados não é apenas o fato de o ônibus não chegar até o final da rua e, sim, as condições da via. Carla conta que os vizinhos estão organizando um abaixo assinado para ser entregue na prefeitura.
_ Já fui na Câmara de Vereadores e vários moradores já reclamaram prefeitura. É ruim para todos que precisam trabalhar _ diz o cobrador Alexandre Marsona, 38 anos.
As péssimas condições da rua são problema também para motoristas. É o caso de Ivonir Garcia, 36 anos. Todos dias, ele passa pela rua para ir até o trabalho de moto. Conforme Garcia, o cuidado é redobrado na rua.
_ Na prefeitura, sempre respondem que vão ver e vão arrumar, mas faz uma semana que o ônibus nem sobe _ explica o motorista.
A empresa Salgado Filho, que faz a linha de transporte coletivo que passa no local, confirma que o ônibus não consegue chegar até o final da rua, mas não comentou o problema. Luiz Fernando Maffini, presidente da Associação dos Transportes Urbanos (ATU), explica que já pediu à prefeitura as melhorias na rua e que a resposta foi positiva.
Atualmente, o ônibus tem feito o itinerário de forma parcial:
_ A gente já pediu e já nos informaram que vão arrumar, assim que tiver condições, o ônibus volta a passar.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, explica que a rua já está no cronograma da prefeitura e que, até o fim desta semana, deve ser patrolada.